Neabi/IFPR Foz do Iguaçu realiza evento sobre Ações Afirmativas – Campus Foz do Iguaçu

Neabi

Neabi/IFPR Foz do Iguaçu realiza evento sobre Ações Afirmativas

Publicado em

Copiado!

Promover um amplo diálogo sobre a necessidade de se fortalecer as políticas de Ações Afirmativas como forma de acesso à educação formal de pretos(as), pardos(as) e indígenas em nosso país. Esse é o objetivo do evento virtual “Ações Afirmativas em Debate”, realizado pelo Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, nos dias 10 e 17 de setembro. O evento é aberto ao público em geral e a transmissão será ao vivo via canal do Youtube.

O evento contará com a participação de especialistas vinculados a instituições regionais e nacionais e terá uma programação abrangente, abordando assuntos variados como a Lei 12.711/12 (que dispõe sobre o ingresso nas Instituições Federais de Ensino), as Bancas de Heteroidentificação e as políticas de ações afirmativas relacionadas aos povos originários.

O coordenador do evento e representante do Neabi no Campus, Diego Santos, ressalta a importância do debate e faz um convite a toda a comunidade. “Em um país como o nosso, marcado por três séculos de escravização de africanos e afrodescendentes, a construção de uma sociedade livre do racismo e pautada pela diversidade passa necessariamente pelo fortalecimento das políticas de ações afirmativas. Nesse sentido, temos a função social de dialogarmos sobre essas questões e convidamos a comunidade a estar conosco nesses dois dias de evento”, ressalta.  

Programação

No dia 10/09, às 19h, será realizada a mesa redonda intitulada “Lei 12.711/12 e as Bancas de Heteroidentificação: balanço necessário”. Nela, estarão a professora Georgina Nunes (Coordenadora do Observatório Interinstitucional de Ações Afirmativas – FaE/UFPel) e o professor Carlos Alberto S. de Paulo (Pró Reitor da Pró Reitoria de Políticas e Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis – PROPAAE/UFRB).

Para o dia 17/09, às 19h, haverá a mesa redonda “Os Povos Originários e o acesso à Educação: desafios e possibilidades”, composta pela professora Fabiane Medina Ava Guarani (Coordenadora do Núcleo de Assuntos Indígenas NaIN/FAIND/UFGD) e pelo professor Wagner R. do Amaral (Comissão Universidade para os Índios CUIA/UEL).

Inscrições

Serão certificados apenas aqueles que se inscreverem no evento e confirmarem sua audiência no chat da transmissão do evento no dia/hora de sua exibição.

Mesa “Lei 12.711/12 e as Bancas de Heteroidentificação: balanço necessário” .

Mesa “Os Povos Originários e o acesso à Educação: desafios e possibilidades”

O evento contará com tradução de intérpretes em Libras.

SERVIÇO:

“Ações Afirmativas em Debate”

Data: 10/09 e 17/09

Transmissão: Canal do Youtube do representante do Neabi, Diego Santos.

Inscrições: As inscrições para obtenção de certificado devem ser feitas separadamente nos seguintes links:

Mesa “Lei 12.711/12 e as Bancas de Heteroidentificação: balanço necessário”

Mesa “Os Povos Originários e o acesso à Educação: desafios e possibilidades”

Informações: diego.santos@ifpr.edu.br

Topo