Palestra com especialista aborda assédios moral e sexual – Campus Foz do Iguaçu

Institucional

Palestra com especialista aborda assédios moral e sexual

Publicado em

Copiado!

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu realizou, na terça-feira (08), a palestra “Direitos Humanos no Trabalho – Pare e repare, por um ambiente de trabalho mais positivo”, ministrada pela professora do curso de Direito e advogada da Unioeste, Lissandra Espinosa de Mello Aguirre. O evento foi promovido pela Direção-Geral e pela Seção de Gestão de Pessoas e foi destinado a todos os servidores do Campus.

Em sua fala, a professora destacou que a lei ampara o servidor público caso ele se encontre em um ambiente de trabalho hostil, de intolerância e de desrespeito. “Os Direitos Humanos preconizam o exercício da alteridade, reconhecer o outro pelo que ele é, e não pelo que gostaríamos que ele fosse. Não basta tolerar, mas reconhecer o outro na medida da sua existência”. Para ela, a boa convivência no trabalho demanda a compreensão das diversidades, pluralidades, crenças e descrenças de cada um.

Ao falar de assédio moral, a professora ressaltou que é preciso discernir entre o que é exercício do direito e o que é abuso de direito. “O assédio moral não é passageiro. A conduta de humilhar o outro deve ser reiterada, contínua para se configurar como assédio”, disse. No que diz respeito ao assédio sexual, a advogada ressaltou que a maioria das vítimas é formada por mulheres, o que faz parte de um machismo estrutural. O assunto gerou diversos questionamentos, os quais foram respondidos pela professora, com base nos direitos fundamentais previstos na legislação brasileira.

“O Campus está preocupado em formular uma política institucional que possa propor mecanismos de prevenção e combate aos diversos tipos de assédio. Uma primeira ação posta em prática é a criação da Comissão de Apoio e Suporte à Mulher, composta por seis técnicas e professoras”, enalteceu o diretor-geral do Campus, Alcione Benacchio.

A doutora Lissandra retornará ao Campus no dia 25 de outubro para ministrar para os alunos a palestra “Livre Manifestação do Pensamento e Fake News”.

Topo