Parque Tecnológico Itaipu e IFPR avaliam parceria no Projeto Educação 4.0 – Campus Foz do Iguaçu

Parceria

Parque Tecnológico Itaipu e IFPR avaliam parceria no Projeto Educação 4.0

Projeto Educação 4.0 foi apresentado aos gestores do PTI

O diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), general Eduardo Garrido, e o diretor administrativo-financeiro, Flaviano da Costa Masnik, estiveram nessa sexta-feira, 09, no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu, onde conheceram as instalações da instituição e se reuniram para discutir o “Projeto Educação 4.0”.

A ideia central do Projeto Educação 4.0 é disseminar o conhecimento tecnológico por meio do fornecimento de estrutura e capacitação de professores da rede pública estadual e municipal (Ensino Fundamental e Ensino Médio), primeiramente em Foz, depois em alguns municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná que sejam sedes de outros campus da instituição de ensino.

O método utilizado será baseado no hands-on (mão na massa) na operacionalização do projeto por meio da educação virtual em forma de módulos, intercalados por atividades práticas nos Lab Makers. Desse modo, aproximando professores e estudantes aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) atuais e as potenciais e emergentes aglomerações produtivas.

Segundo o diretor-geral do IFPR, Anderson Coldebella, a iniciativa tem convergência de objetivos com as diretrizes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Educação de Qualidade; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Trabalho decente e crescimento econômico. “O projeto prevê iniciar um trabalho piloto em Foz, depois expandir para outros municípios da região Oeste e Sudoeste do Paraná que sejam sedes de campus do IFPR. Queremos incentivar as crianças e os jovens a relação ao uso de tecnologia desde o início da formação escolar. Temos hoje a implantação de tecnologias voltadas às cidades inteligentes em Foz e precisamos estar preparados para essa nova realidade”, explicou Anderson Coldebella.

De acordo com o general Eduardo Garrido, é muito importante ter projetos que incentivem o estudante a aplicar o conhecimento visto em sala de aula, o famoso método hands-on. “O projeto tem uma característica muito prática e está alinhado aos nossos objetivos, inclusive vem ao encontro com um de nossos programas mais bem-sucedidos, o Programa Integração Universidade Empresa. A teoria é muito importante para saber como conduzir os projetos, mas se não houver uma experiência prática, eles não alcançam seu potencial máximo. Por isso, o Lab Maker é muito importante, pois é um espaço onde os estudantes podem colocar a mão na massa”, disse.

O diretor-executivo do IFPR, Nelson de Castro Neto, representando o reitor Odacir Zanatta, ressaltou o projeto converge com os objetivos institucionais do IFPR e do PTI, promovendo a educação 4.0 e disseminando a cultura do ensino profissional aliada a  inovação para professores da Rede Pública estadual e municipal. “O projeto integra o ensino e as soluções produtivas, priorizando o desenvolvimento regional e os objetivos de desenvolvimento sustentável”, declarou.

Participaram também da reunião remota a diretora de Ensino do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, Adriana Somavilla; o assessor de Projetos Estratégicos da Diretoria Executiva, Ricardo Carlos Hartmann; o diretor da Agência de Inovação (Agif/IFPR), Gutemberg Ribeiro; a gerente da área de Ciência e Educação da Fundação PTI, Andrea Pavei Schmoellere; e o consultor de projetos estratégicos do IFPR, Luiz Simão Staszczak.

Parceria

Esta foi a primeira visita do diretor-superintendente do PTI ao Campus, desde que ele tomou posse em 2021. “A visita do general Garrido tem muita importância para fortalecer as parcerias e aproximar ainda mais o IFPR e o PTI, pois ele teve a oportunidade de conhecer nossa estrutura, alguns dos nossos projetos, a forma de verticalização de nossos cursos e toda a nossa potencialidade”, ressaltou o diretor Anderson Coldebella.

O PTI já é parceiro institucional do IFPR – Foz do Iguaçu em vários projetos, somando esforços na promoção do desenvolvimento científico-tecnológico do município e da região. Entre as últimas iniciativas realizadas em conjunto destaca-se a implantação da Pós-Graduação Lato Sensu em Internet das Coisas – IoT, cujo edital de abertura das inscrições foi lançado em março de 2021.

Texto: Comunicação PTI/Com informações da Comunicação IFPR – Campus Foz do Iguaçu