Pesquisadores do Brasil e Argentina se reúnem para firmar parcerias na área da Aquicultura – Campus Foz do Iguaçu

Internacional

Professor André Gentelini representou o IFPR no encontro ocorrido na Universidad Nacional de Formosa

Nos dias 06 e 07 de dezembro, pesquisadores do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estiveram reunidos na Universidad Nacional de Formosa (UNaF), situada na região Nordeste da Argentina, para trocar experiências e estudar possíveis parcerias na área da Aquicultura.

A possibilidade de se estabelecer convênios e acordos de cooperação institucional envolvendo as instituições surgiu da participação das mesmas no IV International Fish Congress & Fish Expo Brasil 2022. A partir daí, as equipes da “Estación Experimental de Piscicultura (EEP)” e da “Dirección General de Relaciones Institucionales y Cooperación Internacional” da ENaF se uniram para promover um encontro em que pesquisadores brasileiros pudessem falar de suas experiências e pesquisas nas áreas  de criação e manejo de organismos aquáticos.

Na ocasião, o professor do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, André Gentelini, compareceu ao evento e ministrou palestra sobre as potencialidades da instituição no que diz respeito às pesquisas em piscicultura no Oeste do Paraná. Entre outras coisas, ele falou sobre sua experiência na área de recursos pesqueiros, manejo e qualidade de água, nutrição, instalações pesqueiras, engenharia para aquicultura, entre outros tópicos.

Ao final do evento, foi trabalhada uma carta de intenções entre as instituições para firmar, em breve, um convênio de cooperação técnica.

Visita Técnica em Corrientes

No dia 08 de dezembro, após a estada em Formosa, o professor André Gentelini, acompanhado pelos professores da Unioeste, Aldi Feiden;  Altevir Signor; e Wilson Boscolo, foram até a Universidad Nacional del Nordeste (UNNE), em Corrientes (Argentina), para realizar visita técnica. Na oportunidade, eles foram recepcionados pelo professor da  “Facultad de Ciencias Veterinarias”, Juan Pablo Roux, e conheceram instalações físicas, projetos e laboratórios.