Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Foz do Iguaçu
Início Especialização em Internet das Coisas – IoT

Especialização em Internet das Coisas – IoT


Especialização é gratuita e conta com o apoio do Parque Tecnológico Itaipu e da Itaipu Binacional. 

O que faz um Especialista em em IoT – Internet das Coisas?

A Pós-Graduação Lato Sensu em Internet das Coisas – IoT do IFPR oferecerá formação teórica e prática focada em problemas reais, contribuindo para o desenvolvimento de soluções criativas e de projetos de diferentes portes em Internet das Coisas – IoT. Além das disciplinas técnicas, como Prototipagem e Design, haverá aquelas voltadas à criação de novos negócios e à cultura do empreendedorismo e da inovação.

Ao final do curso, o profissional estará apto a:

  • Desenvolver aplicações inovadoras que possam trazer benefícios à sociedade e ao setor produtivo da região trinacional de Foz do Iguaçu;
  • Desenvolver atividades de docência, pesquisa e inovação aplicadas ao domínio da Internet das Coisas;
  • Atuar em empresas, laboratórios e instituições, desenvolvendo projetos voltados à área de Internet das Coisas, assim como a área de prototipagem e design.

Perspectivas profissionais

A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) está relacionada à conexão de objetos do mundo físico à Internet. É uma tecnologia que cresce no mundo todo, sendo cada vez mais comum o uso de objetos conectados, como eletrodomésticos, óculos, elevadores e meios de transporte. Em escala maior, encontramos cidades inteligentes, Internet industrial, fazendas inteligentes, atendendo a diferentes demandas da sociedade. 

O curso vem para atender a uma demanda cada vez maior por qualificação profissional nessa área, que apresenta grande potencial. Quem busca diferencial e foco em inovação encontrará muitas possibilidades nessa Especialização, entre elas a de contribuir com avanços em pesquisa, novas perspectivas de negócios, conectividade, equipamentos e software.

Forma de Oferta: Pós-Graduação Lato Sensu em Internet das Coisas – IoT– Modalidade Presencial

Requisito: O curso é aberto aos diversos profissionais, graduados em Ciência da Computação, Informática, Engenharias ou áreas afins, ou que atuem como desenvolvedores de sistemas, analistas, propositores de soluções, funcionários do setor da economia denominado P&D (pesquisa e desenvolvimento) ligados à área de tecnologia.

Acesso: Processo Seletivo Simplificado

Duração: Carga horária de 360 horas, considerando-se o tempo máximo de integralização curricular no período de 24 (vinte e quatro) meses.

Período: Noturno – Aulas entre terça-feira e quinta-feira, das 19h às 22h20, totalizando 3 horas/aula por dia, com 20 minutos de intervalo. Cada hora aula equivale a uma hora relógio.

Coordenador: Prof. Alcione Benacchio (alcione.benacchio@ifpr.edu.br)

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mailiot.foz@ifpr.edu.br.

Topo