Processo Seletivo 2020 abre inscrições nesta segunda (24) – Campus Foz do Iguaçu

Processo Seletivo 2020 abre inscrições nesta segunda (24)

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2020 do IFPR, que seleciona candidatos aos cursos técnicos e superiores presenciais oferecidos pela instituição. Para o próximo ano, estão disponíveis 3.693 vagas em cursos técnicos e 2.724 em cursos superiores.

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de agosto, pelo site da banca organizadora das provas, a Funtef.

O teste seletivo será aplicado nestas localidades, no dia 20 de outubro, e o candidato somente poderá realizar a prova na cidade que oferta o curso para o qual efetuou sua inscrição.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas até o dia 14 de agosto, na página da Fundação de Apoio a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef), banca organizadoras das provas.

Os interessados em solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição devem formalizar o pedido até o dia 31 de julho de 2019. A taxa de inscrição tem um custo de R$ 50.

Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site da banca organizadora. É imprescindível que o candidato tenha CPF próprio para realizar a inscrição.

Os candidatos que não têm acesso à internet poderão realizar a inscrição nos campi do IFPR. As unidades estarão disponíveis para este atendimento durante todo o período de inscrições, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

Cursos Técnicos de Nível Médio

Os cursos técnicos de nível médio são oferecidos nas 25 cidades em que o IFPR está presente. As provas para este nível de formação vão abranger 40 questões objetivas sobre conhecimentos dos anos finais do Ensino Fundamental e uma questão dissertativa de Língua Portuguesa.

Os cursos técnicos de nível médio se subdividem em duas formas de oferta: integrado ao Ensino Médio, destinada aos candidatos que concluíram o nono ano do Ensino Fundamental e desejam cursar o Ensino Médio no IFPR, de forma conjunta a uma formação técnica; e subsequente ao Ensino Médio, destinado aos estudantes que já concluíram este nível de ensino.

Todas as informações sobre o processo de seleção para os cursos técnicos de nível médio podem ser conferidas no Edital 18/2019.

Cursos superiores

Os cursos superiores são oferecidos pelo IFPR em 20 municípios do Paraná. As provas para este nível de formação são compostas por 50 questões objetivas e uma questão dissertativa de Língua Portuguesa.

Os cursos superiores presenciais do IFPR são ofertados nas formas de oferta Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia.

Todas as informações sobre o processo de seleção para os cursos superiores podem ser encontradas no Edital 17/2019.

Inclusão social

Assim como em anos anteriores, o Processo Seletivo do IFPR destina 80% das vagas a inclusão social.

60% do total de vagas ofertadas são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Destas, 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.497,00) e 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos: autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e demais candidatos. No Anexo II dos editais 17/2019 e 18/2019 é possível conferir um quadro explicativo sobre o sistema de cotas adotado pelo IFPR.

Além das vagas acima descritas, o IFPR ainda destina 10% do total das vagas ofertadas para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas aos candidatos autodeclarados indígenas; e 5% aos candidatos com deficiência;

Os 20% restantes do total de vagas são destinadas à ampla concorrência.