Professor do Campus lança livro com análises de notícias escritas em jopará e publicadas no Paraguai – Campus Foz do Iguaçu

Publicações

Professor do Campus lança livro com análises de notícias escritas em jopará e publicadas no Paraguai

Publicado em

Copiado!

Obra resulta da pesquisa de doutorado do docente desenvolvida entre os anos de 2015 e 2019

O professor de Língua Portuguesa e Língua Espanhola do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, Luciano Marcos dos Santos, acaba de lançar seu livro “A Construção do Ethos do Jornal Diario Popular do Paraguai. A Imagem de Si e do Outro no Discurso. O Jopará em Foco”. Publicado pela editora Pedro & João Editores, de São Carlos – SP, a obra resulta da pesquisa de doutorado do docente desenvolvida entre os anos de 2015 e 2019.

O livro apresenta uma análise da construção da imagem popular do jornal paraguaio “Diário Popular”, realizada por meio da língua jopará, caracterizada pela mistura de guarani e espanhol, presente nas páginas policiais.

“Durante 8 anos, me dediquei ao estudo interdisciplinar da língua jopará. O interesse surgiu devido a minha formação em letras, com habilitação em espanhol, e por minha curiosidade quanto à cultura paraguaia. O livro poderá interessar a acadêmicos e estudiosos do discurso e da língua jopará, de diferentes áreas”, explica o professor Luciano.

Se interessou? A versão impressa da obra está disponível para consulta no acervo da Biblioteca do Campus Foz do Iguaçu. Quem tiver interesse em receber um exemplar em PDF, pode entrar em contato diretamente com o autor, pelo e-mail: luciano.santos@ifpr.edu.br

Topo