Projeto do IFPR – Campus Foz é premiado na Ficiencias 2022 – Campus Foz do Iguaçu

Ficiencias

Projeto do IFPR – Campus Foz é premiado na Ficiencias 2022

Projeto de Extensão “Green Go: Gamificação Etnobotânica da Identificação de Plantas do IFPR” conquistou o 3° Lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra

O Projeto de Extensão Green Go: Gamificação Etnobotânica da Identificação de Plantas do IFPR” conquistou o 3° Lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra na Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias 2022), promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) na última semana de outubro.

O projeto é desenvolvido pelo curso Técnico em Informática, em parceria com o curso Técnico em Meio Ambiente, e tem por objetivo desenvolver um jogo chamado “Green Go” voltado à identificação “etnobotânica” das plantas do Campus, com o intuito de promover o reconhecimento, a valorização das mesmas e a realização de atividades envolvendo Extensão e Educação Ambiental.

A coordenação é da professora Marcela Turim Koschevic e a execução fica por conta das estudantes do 4º ano de Informática: Alana Brandão de Oliveira, Maria Eduarda de Oliveira Becker, Maria Eduarda Heck Souza Benedito e Nicolly Tavassi De Souza. Os dados etnobotânicos são fornecidos por estudantes de Meio Ambiente, sob coordenação do professor Franco Harlos.

Para entender a relevância do projeto, é importante considerar que a área em que está localizado o IFPR – Campus Foz do Iguaçu possui diversas espécies de plantas, como árvores de diversos portes, plantas alimentícias não-convencionais, ervas medicinais, suculentas, entre outras, e, apesar do grande potencial, poucos conhecem tal variedade. Nesse caso, a gamificação, com uso da lógica de jogos, surge como uma metodologia altamente eficiente para valorizar a flora local e difundir o conhecimento entre o público interno e externo ao Campus.

“É importantíssimo ressaltar o empenho dedicado pelas estudantes ao projeto. Recentemente, conseguimos um recurso do IFTECH que nos proporcionou a aquisição de uma impressora térmica para a impressão das etiquetas com QR Codes de identificação das plantas, e as estudantes se dedicaram em entender como a impressora funcionava, elaborando alguns protótipos que foram expostos na Mostra IFTECH. Com a exposição no Ficiencias, esperamos que nosso projeto seja conhecido pela comunidade local de Foz do Iguaçu, e que isso traga visibilidade aos nossos cursos e ao Campus”, ressalta a professora Marcela.

Finalistas

“Projeto “Valorização do trabalho dos catadores de materiais recicláveis do município de Foz do Iguaçu/PR” foi finalista na Categoria Ciências Humanas

Além do GreenGo, o Campus Foz teve mais um finalista da Ficiencias 2022. O projeto “Valorização do trabalho dos catadores de materiais recicláveis do município de Foz do Iguaçu/PR em comparação com outros municípios lindeiros ao Lago de Itaipu”, desenvolvido pelas estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente, Maria Eduarda Jacovacs e Maria Eduarda Timos, sob coordenação do professor Lucas Perucci, saiu como representante único de Foz do Iguaçu na categoria “Ciências Humanas”.