Projeto mostra que Arte e Gastronomia podem ser grandes parceiras – Campus Foz do Iguaçu

Gastronomia

Projeto mostra que Arte e Gastronomia podem ser grandes parceiras

Como parte da disciplina “Expressão e artes na Gastronomia”, ministrada pelo professor Givaldo de Oliveira,  acadêmicos do curso de Tecnologia em Gastronomia realizaram um projeto artístico-gastronômico, em que técnicas culinárias mesclaram-se à criatividade e  sensibilidade para gerar lindos pratos.

No trabalho realizado, os alunos elegeram uma pintura e fizeram uma análise sobre ela, incluindo uma biografia do artista. Inspirados pela pesquisa, eles criaram uma receita exclusiva, descreveram o modo de preparo, montaram o prato e, por fim, fotografaram o resultado.

“Este ano foi atípico por causa da pandemia, os trabalhos iriam ser produzidos mediante as obras de Van Gogh, mas tivemos que mudar os planos. Então, eles escolheram as obras e fizeram a criação. O grande desafio foi orientá-los a distância, de acordo com a olha escolhida”, ressaltou o professor Givaldo.

De acordo com o professor de Artes, os alunos se envolveram bastante com a atividade, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia. Foi o caso da aluna Selma Oliveira, que se aprofundou no trabalho e conseguiu entrar em contato com o autor da obra escolhida, o artista plástico fluminense Ivan Cruz.   Ela escolheu o quadro “Ciranda II”, que retrata com cores vidas a inocência e a alegria da brincadeira das crianças, e produziu um bolo cheio de cores e alegria.

“Procurei através da minha criação usar as mesmas cores que o artista usa, fortes e vibrantes. Fiz um bolo naked cake colorido onde uso uma massa aveludada, úmida e naturalmente recheada com um delicioso brigadeiro branco, colocado sobre uma delicada renda”, explica a futura gastrônoma. A releitura da obra agradou o artista que se disse lisonjeado pela homenagem e aberto a novas parcerias no futuro.

“É um grande orgulho saber que o Ivan Cruz gostou da nossa proposta de trabalho. Usei muito as obras desse artista quando trabalhava com literatura infantil, agora já quero convidá-lo a vir aqui para a conclusão da disciplina”, destacou o professor Givaldo.

Assista ao vídeo com os trabalhos realizados na página do Facebook do Campus.