Projetos do IFPR participam da campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher” – Campus Foz do Iguaçu

EXTENSÃO

Dois projetos de Extensão do IFPR – Campus Foz do Iguaçu participam da campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”. O evento internacional ocorre anualmente e tem como foco ações para sensibilização, informação e orientação da população a respeito do tema. Em geral, a campanha tem início no dia 25 de novembro (Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres) e vai até 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). No Brasil, a campanha recebe o nome de 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, pois o início é no dia 20 de novembro (Dia da consciência), aproveitando para abordar também a violência a qual mulheres negras são submetidas.

O Projeto “Mulheres na Ciência” é um dos que integra a campanha. Coordenado pelas professoras Carla Silva e Márcia Saito, o projeto tem por objetivo promover ações para dar visibilidade às cientistas mulheres e provocar reflexões a respeito das dificuldades que são impostas às mulheres nas carreiras científicas. Neste ano, a participação será por meio da palestra “Mulheres na Ciência”, a ser realizada no dia 10/12/2021, às 16h, pela plataforma Google Meet. O evento abordará as violências subjetivas enfrentadas pelas mulheres cientistas que dificultam seu sucesso nas suas carreiras. A apresentação tem como principal referência o livro “Mulheres que Ganharam o Prêmio Nobel em Ciências: suas vidas, lutas e notáveis descobertas”, de Sharon Bertsch Mcgrayne.

O outro projeto participante da campanha de 21 Dias de Ativismo é o “Não aceitamos violência”, coordenado pelas professoras Carla Silva e Sílvia Matievicz, em parceria com as Promotoras Legais Populares de Foz do Iguaçu. Na ocasião, haverá uma Roda de Conversa sobre violência contra a mulher, que será realizada no dia 02/12/2021, às 16h, pelo google meet. O objetivo é refletir sobre o que motiva esta forma de violência específica contra as mulheres na nossa sociedade e também caracterizar as formas de violência mais explícitas contra as mulheres. A apresentação tem como principal referência o livro “O que é violência contra a mulher”, de Maria Amélia Teles e Mônica de Melo.

Sobre os Projetos de Extensão

O Projeto “Mulheres na Ciência” tem apoio financeiro do IFPR desde seu início, em 2019, o que tornou possível sua execução. Ele conta com:

– Bolsa de auxílio ao estudante do Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social  (PBIS) em 2019

–  Bolsa de auxílio ao estudante e apoio ao pesquisador no Programa Institucional de Educação em Direitos Humanos (PIDH) em 2021

– 02 Bolsas de auxílio ao estudante, uma pelo Programa Institucional de Educação em Direitos Humanos (PIDH) e outra pelo  Programa Institucional de Bolsas de Extensão Modalidade Técnico do Instituto Federal do Paraná (PIBEX Jr) em 2021

Já o Projeto “Não aceitamos Violência”, criado em setembro de 2021, pretende atuar junto às Promotoras Legais Populares no combate à violência contra a mulher, contribuindo para que as mulheres conheçam a Rede de Proteção à Mulher de Foz do Iguaçu e tenham acesso à justiça.

O projeto também tem apoio financeiro do IFPR, por meio de:

–  02 Bolsas de auxílio ao estudante, uma pelo Programa Institucional de Educação em Direitos Humanos (PIDH) e outra pelo  Programa Institucional de Bolsas de Extensão Modalidade Técnico do Instituto Federal do Paraná (PIBEX Jr) em 2021

– Apoio ao pesquisador pelo Programa Institucional de Apoio ao Extensionista (PIAE) na chamada específica do campus Foz do Iguaçu