Publicado Edital do Processo Seletivo 2022 para cursos técnicos – Campus Foz do Iguaçu

Processo Seletivo 2022

Publicado Edital do Processo Seletivo 2022 para cursos técnicos

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu publicou, nesta sexta-feira (10), o Edital Nº111 do Processo Seletivo IFPR 2022 para ingresso em cursos técnicos presenciais de nível médio integrados ao Ensino Médio. As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira (13). A seleção será realizada por sorteios públicos, a serem realizados nos dias 1º e 2 de fevereiro de 2022.

Os cursos técnicos integrados são destinados a quem já concluiu o Ensino Fundamental, com idade inferior a 18 anos. Os cursos são organizados de modo que o estudante conclua o Ensino Médio juntamente a uma habilitação profissional técnica de nível médio. Ao todo, são ofertadas 160 vagas distribuídas igualmente em quatro cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. São eles: Técnico em AquiculturaTécnico em Desenvolvimento de SistemasTécnico em EdificaçõesTécnico em Meio Ambiente.

Inscrições

As inscrições serão realizadas pela internet, por meio de formulário eletrônico, no período compreendido do dia 13 de dezembro de 2021 até às 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos) do dia 18 de janeiro de 2022. Os candidatos que não têm acesso à Internet poderão se dirigir ao Campus, de segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 17h, no período destinado às inscrições, no seguinte endereço: Avenida Araucária, 780, Vila A, Foz do Iguaçu/PR.

Inclusão social

Assim como em anos anteriores, o Processo Seletivo do IFPR destina 80% das vagas à inclusão social. 60% do total de vagas ofertadas são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Destas, 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita e 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos: autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e demais candidatos. No Anexo II do edital, é possível conferir um quadro explicativo sobre o sistema de cotas adotado pelo IFPR.

Além das vagas acima descritas, o IFPR ainda destina 10% do total das vagas ofertadas para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas aos candidatos autodeclarados indígenas; e 5% aos candidatos com deficiência. Os 20% restantes do total de vagas são destinados à ampla concorrência.

Sorteio público e resultado final

Os sorteios públicos serão realizados por meio de sistema eletrônico, gravados e transmitidos ao vivo no canal do YoutubeIFPRFOZ. É de responsabilidade do candidato o acompanhamento virtual dos sorteios.

O resultado final do sorteio público será realizado no dia 09 de fevereiro de 2022, podendo haver Chamadas Complementares para vagas não preenchidas.

Dúvidas frequentes

As informações estão disponíveis no Edital e no site foz.ifpr.edu.br. Há um endereço eletrônico compilando publicações acerca do Processo: https://ifpr.edu.br/foz-do-iguacu//processo-seletivo-2022/ .

Para esclarecer dúvidas recorrentes, foi elaborada uma página de Perguntas e Respostas .

Se ainda houver dúvidas, os interessados podem enviar e-mail para comunicacao.foz@ifpr.edu.br ou pelo whatsapp: (45) 3422-5323.