Saiba como fazer sua inscrição no Processo Seletivo 2022/2023 do IFPR – Campus Foz do Iguaçu

Processo Seletivo 2022

Saiba como fazer sua inscrição no Processo Seletivo 2022/2023 do IFPR

No Campus Foz, são 346 vagas para cursos técnicos e superiores

Se você pretende estudar no IFPR se liga neste prazo: sua inscrição pode ser feita até 16h do dia 29 de setembro. Não deixe para última hora. Saiba como se inscrever neste passo a passo.

Importante: antes de enviar sua inscrição, leia atentamente os editais, que estão disponíveis na página do Processo Seletivo IFPR 2022/2023 no Portal do NC/UFPR:

Abra os editais e consulte a lista de cursos oferecidos na sua cidade ou região.

#VemProIFPR #SeuLugarÉAqui

Passo a passo para a inscrição

0) Acesse a página do Processo Seletivo IFPR 2022/2023 no Portal do NC/UFPR e leia os editais!

1) Na página do Processo Seletivo IFPR 2022/2023 no Portal do NC/UFPR, clique em “Formulário de Inscrição”.

2) Caso ainda não seja cadastrado, é preciso realizar seu cadastro junto ao NC – isso também pode ser feito a partir da tela citada anteriormente.

3) Informe o seu CPF.

4) Preencha o formulário de inscrição.

5) Faça o pagamento da taxa de inscrição ou realize o pedido de isenção.

6) Gere e imprima o boleto até o limite das 16h do dia 29/09.

7) Verifique o pagamento no site do NC dois dias úteis após pagar o boleto bancário.

Isenção da taxa de inscrição

As inscrições têm um custo de R$ 50 para os cursos técnicos e de R$ 80 para os cursos de graduação. Candidatos que comprovarem não poder arcar com o valor desta taxa podem pedir a isenção do seu pagamento até o dia 12 de setembro, também pelo site do NC.

Cursos técnicos e de graduação

Por meio deste processo seletivo, o IFPR oferece opções de cursos que atendem estudantes que estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental e também os que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio.

São cinco tipos de cursos ofertados pelo IFPR neste processo seletivo:

• Cursos técnicos integrados: oferecidos a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental. Nesta forma de oferta, o estudante vai cursar o Ensino Médio de forma integrada à formação técnica, concluindo os dois cursos ao mesmo tempo no IFPR.
  • Cursos técnicos subsequentes: oferecidos a quem já tenha concluído o Ensino Médio, conferindo ao estudante habilitação profissional técnica de nível médio.
  • Cursos de Bacharelado: curso superior com organização curricular voltada à formação científica e humanística, conferindo ao diplomado conhecimentos em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel.
  • Cursos de Licenciatura: curso superior com organização curricular que habilita plenamente o profissional a atuar como professor na Educação Básica, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, com o grau de licenciado.
  • Cursos de Tecnologia: curso superior que possui organização curricular estruturada a partir de eixos tecnológicos, habilitando o diplomado a atuar em áreas profissionais específicas nas quais sejam exploradas diferentes tecnologias, com o grau de tecnólogo.