Saúde mental é tema de palestras aos estudantes e servidores – Campus Foz do Iguaçu

Saúde Mental

Saúde mental é tema de palestras aos estudantes e servidores

Publicado em

Copiado!
Psicólogo e professor Edson Pilger Dias Sbeghen abordou temas como saúde mental, autocuidado e prevenção ao adoecimento mental

Quando falamos em saúde mental, cuidar de si e do outro não é uma tarefa fácil. Para promover reflexões em torno desse tema, o IFPR – Campus Foz do Iguaçu convidou o psicólogo e docente Edson Pilger Dias Sbeghen para ministrar palestras aos estudantes e servidores. Os eventos, realizados nos dias 17 e 18 de outubro, foram promovidos pela Direção-Geral, Direção de Ensino, e Seção de Gestão de Pessoas do Campus.

Aos estudantes dos 1º e 2º anos dos cursos técnicos, o professor Edson ministrou a palestra “Inspirações compartilhadas na construção da subjetividade humana: cuidando de si e do outro”. Já os servidores foram contemplados com a formação intitulada “Cuidando dos cuidadores: inspirações coletivas para cultivar a saúde mental”.

Entre outros assuntos, o psicólogo apresentou dados obtidos ao longo da sua trajetória acadêmica e profissional, abordando temas como o suicídio, práticas de prevenção e o luto dos sobreviventes. Para falar de temas ainda considerados tabus, os bate-papos incluíram analogias, exemplos clínicos e dinâmicas interativas. “Agradeço pela oportunidade de poder falar aqui no IFPR e compartilhar os aprendizados adquiridos ao longo das minhas jornadas existenciais”, destacou Edson.

“A ideia de trazer o professor Edson veio da necessidade de se realizar no Campus formação destinada a trabalhar o tema da saúde mental, do autocuidado e do cuidado com o outro e, assim, fortalecer as relações e reconhecer nossas próprias necessidades”, ressalta a responsável pela Seção de Gestão de Pessoas. 

Sobre o palestrante

Edson Pilger Dias Sbeghen é doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2013 – 2015); Especialista em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (20014 -2015, ) Possui MBA em Gestão com Pessoas pelo Centro Universitário de Maringá (2011 – 2012) e graduado em Psicologia pela mesma instituição (2006 – 2010). Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Filadélfia (2015-2016). Psicólogo clínico e Docente no ensino superior desde 2013.

Topo