Servidoras do Campus publicam capítulo em livro sobre educação – Campus Foz do Iguaçu

publicação

Servidoras do Campus publicam capítulo em livro sobre educação

Equipe multiprofissional no IFPR Campus Foz do Iguaçu: perspectivas e contribuições na Assistência ao Aluno”. Esse é o título do capítulo publicado pelas servidoras do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu, Andréa Márcia Legnani e Edinalva Júlio, no e-book “Educação Brasil – Volume III”. Juntas, elas submeteram o artigo na Chamada de Trabalhos Acadêmicos da Semana Integrada do Servidor Público de 2018, sendo selecionadas e contempladas nos anais do evento.

O artigo publicado foi aprovado pela Editora Livrologia, resultando na participação das servidoras como colaboradoras do e-book. O trabalho aborda as perspectivas com relação à equipe interdisciplinar do Campus, composta por dois pedagogos, uma assistente social, um psicólogo, três técnicos em Assuntos Educacionais e uma tradutora e intérprete de Libras.

As autoras destacam que, nas Instituições Federais de Ensino, as equipes multiprofissionais atuam com o objetivo de atender às necessidades básicas do estudante, com o intuito de viabilizar melhores condições para permanência. Entre os desafios encontrados, elas citam as questões relacionadas às diversidades culturais, regionais, étnico-raciais, gênero, sáude e à deficiência que permeiam o ambiente escolar e que demandam um envolvimento coletivo de profissionais na resolução de problemas.

“Falar sobre o trabalho da equipe multiprofissional é importante para dar visibilidade às ações que muitas vezes não são percebidas pela comunidade escolar/acadêmica; e para os próprios profissionais saírem um pouco da rotina do trabalho cotidiano e refletir sobre a prática profissional.”, destaca a assistente social Edinalva Júlio.

A Semana do Servidor como ponto de partida – A pedagoga Andréa Márcia Legnani ressalta a importância da Semana Integrada do Servidor como um espaço para dar visibilidade ao trabalho dos servidores, bem como integrá-los e permitir um intercâmbio de conhecimentos e vivências. “Considero a Semana uma oportunidade para participar de atividades de divulgação de trabalhos científicos, bem como possibilidade de troca de experiências entre os profissionais das diversas instituições participantes. Além das oficinas que oferecem atividades culturais, artísticas, recreativas e esportivas, o que proporciona ao servidor sair da sua rotina de trabalho e ter momentos de descontração e convivência com demais servidores de outras instituições públicas”, enfatiza a servidora.

Para ter acesso ao livro na íntegra, acesse:https://livrologia.com.br/artigos/educacao-brasil-volume-3