Sorteio público das vagas do Processo Seletivo EaD começa amanhã (4) – Campus Foz do Iguaçu

Educação a Distância

Sorteio público das vagas do Processo Seletivo EaD começa amanhã (4)

Publicado em

Copiado!

De 04 a 06 de março será realizado o sorteio público das 7.960 vagas do Processo Seletivo EaD IFPR 2020 para ingresso nos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio. As vagas são para os cursos de Administração, Agente Comunitário de Saúde, Logística e Meio Ambiente e são destinadas a quem já concluiu o Ensino Médio. 

O resultado final do Processo Seletivo EaD IFPR 2020, a chamada geral e o cronograma de matrícula serão divulgados no dia 18 de março de 2020, por meio de listagem nominal, na página eletrônica da DSEaD.

Os cursos, que se iniciam ainda em 2020, são na modalidade a distância, com aulas presenciais nos polos EaD uma vez por semana.

Sorteio público

O edital do sorteio público será publicado no dia 03 de março, na página eletrônica da DSEaD, contendo a data, local, horário, link de acesso para acompanhar o sorteio e lista de candidatos habilitados.

O sorteio público acontecerá por meio de sistema de sorteio eletrônico desenvolvido para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os sorteios serão realizados por polo e turmas, considerando o número de vagas disponíveis para cada cota, conforme anexo II do Edital.

Não haverá sorteio público para as turmas nas quais o número de inscritos for menor que o número de vagas. Nesse caso, todas as inscrições serão direcionadas para ampla concorrência e todos os candidatos serão aprovados e classificados em ordem alfabética.

A divulgação do resultado provisório será realizada no dia 09 de março, conforme cronograma, no site da DSEaD.

Os candidatos poderão interpor recurso no período de 10 e 11 de março, por meio de formulário específico a ser disponibilizado na página eletrônica da DSEaD.

Matrículas

A matrícula da chamada geral, para todos os polos e cursos ofertados, será no período de 23 a 27 de março, conforme cronograma de matrículas. Confira a listagem de documentos necessários no artigo 27 do Edital. Para efetivação das matrículas, os candidatos aprovados ou seus responsáveis legais (no caso de candidatos menores de dezoito anos) deverão comparecer nos locais e horários indicados no cronograma.

Chamadas complementares e sorteio aberto de vagas remanescentes

A 1ª chamada complementar será publicada no dia 31 de março, e a matrícula dos classificados nesta chamada ocorrerá nos dias 02 e 03 de abril.

A 2ª chamada complementar será publicada no dia 14 de abril, e a matrícula dos classificados nesta chamada ocorrerá nos dias 16 e 17 de abril.

A 3ª chamada complementar será publicada no dia 22 de abril, e a matrícula dos classificados nesta chamada ocorrerá no dia 24 de abril.

Para os polos sem lista de espera, as vagas remanescentes serão destinadas via sorteio público aberto à comunidade. Isto é, qualquer pessoa, mesmo que não tenha participado do Processo Seletivo EaD IFPR 2020, poderá concorrer a uma vaga, desde que respeitadas as exigências legais para ingresso em cursos técnicos de nível médio.

A publicação do edital para o 1º sorteio público das vagas remanescentes bem como o início das inscrições, será no dia 07 de abril, no site. A homologação dos inscritos no dia 09 de abril e o sorteio ocorrerá em 14 de abril, sendo que a matrícula será no dia 15 de abril.

A publicação do edital para o 2º sorteio público das vagas remanescentes, bem como o início das inscrições, será no dia 22 de abril, no site. A homologação dos inscritos no dia 24 de abril e o sorteio ocorrerá em 27 de abril de 2020, sendo que a matrícula será no dia 28 de abril.

80% das vagas são destinadas a 10 diferentes cotas

O caráter inclusivo do IFPR está manifestado em sua política de cotas, que destina 80% de suas vagas a candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os candidatos que se autodeclararem em alguma das 10 categorias de cotas passarão por bancas de verificação, conforme o Edital.

60% do total de vagas ofertadas são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Destas, 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.497,00) e 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos: autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e demais candidatos.

Além das vagas descritas, o IFPR ainda destina 10% do total das vagas ofertadas para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas aos candidatos autodeclarados indígenas; e 5% aos candidatos com deficiência. Os 20% restantes do total de vagas são destinadas à ampla concorrência.

Dúvidas devem ser esclarecidas pelo e-mail ps.ead@ifpr.edu.br ou (41) 3535-1800.
Topo