Licenciatura em Física – Campus Foz do Iguaçu
Superior Licenciatura em Física

Licenciatura em Física

Atualizado em

Copiado!

O que faz um Licenciado em Física?

A Licenciatura em Física é um curso de nível superior voltado à formação de professores de Física para atuarem na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), em cursos técnicos, profissionalizantes, cursinhos e no Ensino Superior, bem como em instituições que ofereçam projetos de educação não-formal, a exemplo de centros e museus de ciência e tecnologia, planetários e demais projetos na área de educação científica e tecnológica. O egresso do curso pode também atuar no planejamento e elaboração de materiais didáticos.

Implantado em 2014, a graduação ofertada pelo IFPR campus Foz do Iguaçu é a única na Região do Oeste do Paraná a oferecer a licenciatura especificamente em Física. O objetivo é formar bons profissionais na área do ensino da disciplina, atentos às diversas tendências e aptos a possibilitar aos seus alunos o acesso a um conhecimento crítico, de base investigativa, científica e tecnológica.

A estrutura curricular do curso de Licenciatura em Física do IFPR campus Foz do Iguaçu prevê que o aluno tenha contato com componentes curriculares de Física, Matemática, Educação e outras. Os alunos têm a oportunidade de aliar teoria e prática nos laboratórios utilizados ao longo de toda a graduação. O curso conta, também, com componentes de Oficinas de Ensino e Aprendizagem, nos quais os discentes são estimulados a produzir atividades didático-pedagógicas e desenvolver metodologias integrando conteúdos de Física e Educação.

Ao final do curso, o profissional estará apto a:

  • Atuar na docência vinculada à Física;
  • Planejar e desenvolver materiais didáticos, como apostilas e livros;
  • Planejar, desenvolver e implementar diferentes experiências didáticas e metodológicas no ensino da Física;
  • Continuar os estudos em programas de pós-graduação em Física, Educação ou Ensino de Física.

Perspectivas profissionais

O Censo da Educação de 2015 revelou que, no Brasil, quase metade dos professores do Ensino Médio atuam em disciplinas para as quais não tem formação específica. O problema atinge escolas públicas e privadas e a situação é ainda mais grave para o componente de Física. E foi para contribuir na minimização dessa lacuna que o curso de Licenciatura em Física do IFPR campus Foz do Iguaçu foi desenvolvido.

Forma de Oferta: Graduação em nível Superior

Requisito: Ensino Médio Completo

Ingresso: via Processo Seletivo, como Portador de Diploma de Graduação ou por Transferência Interna e Externa.

Duração: 4,5 anos

Período: Noturno

Coordenador: Prof. Dr. Marcos Fernando Soares Alves (fisica.foz@ifpr.edu.br)

PPC 2018 – referente aos ingressantes até 2022

PPC 2022 – para os ingressantes a partir de 2023

Matriz Curricular – para ingressantes a partir de 2023

Resolução de Criação (Conselho Superior)

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.