Trabalho de Conclusão de Curso do IFPR Foz é premiado em 3º lugar em evento científico nacional – Campus Foz do Iguaçu

Pesquisa e Extensão

O Trabalho de Conclusão do curso Técnico em Meio Ambiente do IFPR – Campus Foz do Iguaçu da estudante Luana Torres Muniagurria, intitulado “A polêmica dos agrotóxicos: as vozes da ciência em embate”, ficou em 3º lugar na IX Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos, realizada pela Unicamp e pelo Colégio Técnico de Campinas. O trabalho, orientado pela professora doutora Sílvia Letícia Matievicz, foi inscrito na categoria Ciências Humanas e Artes.

O estudo qualitativo apresentado por Luana aborda a discussão em torno do uso dos agrotóxicos na produção agrícola brasileira, a qual se mostrou mais inflamada por ocasião do retorno dos debates acerca do Projeto de Lei 6299/2002, em 2016. O objetivo é compreender o embate de vozes que se orientam na defesa dos agrotóxicos.

Foram inscritos no evento 68 trabalhos de estudantes de ensino técnico, concomitante ou não ao ensino médio, com projetos desenvolvidos em seus cursos, projetos de conclusão de curso (TCC) ou, ainda, de Iniciação Científica e Tecnológica.

A premiação do trabalho da Luana mostra que se a Educação alia ao ensino a pesquisa e/ou a extensão, nossos estudantes desenvolvem seu potencial crítico e reflexivo, passando de meros receptores de conhecimentos a sujeitos ativos diante das realidades.

Sílvia Letícia Matievicz

Para acessar o resumo completo do trabalho, acesse: https://mostradetrabalhos.cotuca.unicamp.br/images/Mostra2021/Ciencias-Humanas-e-Artes/10.pdf