Trabalho de professora do IFPR em Copenhague é destaque na imprensa da Universidade dinamarquesa – Campus Foz do Iguaçu

Acadêmico

O trabalho desenvolvido pela professora do curso de Licenciatura em Física do IFPR – Foz do Iguaçu, Márcia Saito, na Universidade de Copenhague (Dinamarca), foi destaque em uma matéria publicada no site do “Departamento de Didática da Ciência”. Na publicação, a pesquisadora visitante fala sobre a importância de se abordar aspectos culturais que permeiam a Física Quântica, mas não são abordados em salas de aula.

Segundo a pesquisadora, existem aspectos pseudocientíficos que giram em torno da mecânica quântica, como “cura quântica”, “almas quânticas”, “imortalidade quântica”, entre outras, que, mesmo circunscritas ao universo místico, podem ser problematizadas com os alunos.

“Essas também são opiniões e aplicações da mecânica quântica que os alunos trazem para a sala de aula e sobre as quais às vezes querem falar. Mas essas são perguntas que os educadores tendem a evitar porque não são científicas. E cria uma barreira para discutir quais ideias são legítimas e quais não são”, diz Marcia Saito.

Para conferir a matéria completa, acesse: https://www.ind.ku.dk/Nyheder/2022/kvantemystik