Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Foz do Iguaçu
Início notícias Trabalho sobre protagonismo feminino em feira paraguaia é apresentado em Simpósio Internacional

Trabalho sobre protagonismo feminino em feira paraguaia é apresentado em Simpósio Internacional

Publicado em

A professora do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, Paola Stefanutti, apresentou o trabalho intitulado “Mercados Fronteiriços: uma Análise Sul-Americana”, no Simpósio  Internacional “Manger dans les villes d’Afrique, d’Amérique latine et d’Asie”. O evento, organizado em Paris entre os dias 30 de setembro e 01 de outubro,  contou com a participação de pesquisadores de 42 países, reunidos de forma virtual.

O trabalho foi realizado em co-autoria com o professor da Università di Roma Tor Vergata, Ernesto di Renzo, e é uma continuação da pesquisa do doutorado da professora, o qual objetivou estudar práticas cotidianas alimentares da fronteira Brasil-Paraguai-Argentina, com suas cidades Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú, por meio de vivências em feiras.

No recorte apresentado, abordou-se o protagonismo feminino na Feria de Produtores, localizada em Ciudad del Este. “Nesta feira agroecológica, as mulheres predominam: preparam, manipulam, produzem, cozinham e vendem os frutos de suas mãos. Este protagonismo feminino é visto como uma possibilidade de aumento de renda da família e de maior visibilidade desse grupo social”, destaca a Paola Stefanutti.

Segundo os autores, a feira configura-se como um espaço de tradições culturais, de costumes alimentares e de sociabilização – um espaço para que a população urbana continue a ter uma relação com o campo, com alimentos tradicionais e sem agrotóxicos, garantindo a soberania alimentar. “Nesse contexto, as mulheres são portadoras de práticas, técnicas, processos, saberes tradicionais, memórias e identidades”.

Galeria de Fotos

Leia mais

Topo